No dia 10 de Fevereiro de 1933 o Decreto nº 22.452 extingue o Conselho Nacional do Café (CNC), substituindo pelo Departamento Nacional do Café(DNC), que consistia em maior controle estatal da economia cafeeira, uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda. O programa abrangia regular a aquisição, armazenagem e escoamento do grão, além de assumir instalações do extinto CNC.
Uma de suas medidas da época foi deixar de lado as políticas de manutenção de preço para favorecer o mercado exterior em 1937, diminuindo impostos de importação para tornar o café brasileiro mais competitivo. As medidas funcionaram nos dois anos seguintes, mas os eventos da segunda guerra mundial frearam o mercado. Os EUA tabelaram o preço do grão pelo Acordo Interamericano do Café: como os Estados Unidos eram o principal parceiro econômico do Brasil, a economia estabelecida pelo DNC ficou muito dependente dessas medidas.
O DNC foi extinto em 1946 no governo Dutra, sendo substituído pela Divisão da Economia Cafeeira (que absorve funções da DNC).
Referências:
- Wikipedia – Departamento Nacional do Café
- Ementário do Café – História da política do café