Dia de Iemanjá

Logos

Dia 2 de Fevereiro é celebrado em Salvador o Dia de Iemanjá, orixá dos rios e dos mares. A grande festa ocorre as margens do Rio Vermelho, onde oferendas são feitas a Iemanjá. A cerimônia se tornou patrimônio cultural da cidade, reconhecida pela prefeitura através da Fundação Gregório de Mattos.

Cultuada no panteão afro-brasileiro, simboliza a fertilidade feminina, maternidade, protege os navegadores e pescadores, seu nome vem do idioma Yorubá: “Yèyé omo ejá”, que significa “mãe cujos filhos são como peixes”. Filha de Olokun, orixá rei dos oceanos, o rio que representa Iemanjá é o Rio Ogun, no estado de Oxum, na Nigéria.

No Brasil, a imagem de Iemanjá foi associada a nossa senhora de Aparecida, resultado de um sincretismo religioso, que vinha da necessidade do povo africano usar imagens cristãs para esconder as suas crenças dos senhores de terras, que viam sua religião como paganismo. Iemanjá então se torna a orixá mais conhecida no Brasil, sendo retratada até em novelas, o que levanta uma problemática onde a imagem de Iemanjá do imaginário popular é uma mulher branca de cabelos lisos e vestido azul. Assim, destaca-se a importância retomar Iemanjá como símbolo do povo negro, representando a resistência e enfrentamento à toda opressão e violência sofrida por religiões de matriz africana no Brasil.

Referências:

Deixe um comentário