Logos

Um pouco diferente das publicações normais da página, esta tirinha foi feita originalmente após o término de Game of Thrones, cerca de dois anos atrás, após um final controverso em uma série que dividia opiniões durante a queda de qualidade nas últimas temporadas. O final apresentou um dragão com pensamentos a frente do seu tempo, se questionando sobre seus atos vis cometidos em nome de sua mãe. A tirinha é uma pequena homenagem a série, e também introduzindo um dos meus mais antigos personagens, o Unicórnio Motoqueiro, ao universo do Filósofo Psicodélico.

Reflexões

É uma característica bastante recorrente no meio da ficção, animais e criaturas místicas acabam sendo humanizados, principalmente através das fábulas, refletindo aspectos da nossa sociedade e tecendo críticas a cerca dos nossos modos de vida, como na Revolução dos Bichos de George Orwell e Maus de Art Spiegelman.

Deixo para vocês dois questionamentos:
-A primeira relacionada a Umwelt, (conceito explicado na tirinha anterior): até quando animais ditos irracionais podem compartilhar de sensações humanas? Poderiam eles serem dotados de uma moral, ou até capazes de ponderar escolhas em situações complexas?
-A segunda sobre o questionamento em aberto deixada pelo dragão: o que corrompe o ser, além de sua sede de poder? Grandes líderes e revolucionários ao longo da história sempre estarão fadados a se corromperem ou seria possível conciliar tanto poder?