No dia 7 de Março de 1876 o pesquisador escocês Graham Bell cria a primeira patente do que viria a ser o telefone. A proposta do aparelho era aperfeiçoar o telégrafo, que mandava apenas uma mensagem por vez por via da rede elétrica. Bell teve a ideia de aperfeiçoar para que várias mensagens pudessem circular simultaneamente, um “telégrafo múltiplo”.
Apesar do primeiro telefone ser criado por Johann Philipp Reis em 1861 (o telefone “vai e vem”) Graham Bell aprimorou o aparelho para algo utilizável enquanto tinha uma rivalidade com Elisha Gray, que desenvolvia um aparelho semelhante. Bell foi mais rápido na patente e conseguiu os direitos de produção, criando posteriormente a empresa Bell Telephone Company (depois nomeada American Telephone and Telegraph Company).
Uma curiosidade é de que ainda em 1876, Bell expôs sua invenção na Exposição Centenária em Filadélfia. Nesta convenção, um dos visitantes foi D. Pedro II, que era um entusiasta da tecnologia. A demonstração era Bell ficar a 150 metros do imperador, com os telefones ligados pro um fio (os primeiros telefones podiam ser apenas ligados diretamente a um outro). Bell citou Hamlet “to be or not to be”, D. Pedro II grita no outro lado da linha “meu Deus, isso fala!”, espantado. Diz-se que a reação do imperador chamou a atenção do público ao redor, tornando a exposição de Bell um sucesso. D. Pedro II posteriormente encomendou 100 unidades do telefone de Bell para o Brasil.
Referências:
- Brasil Escola: 10 de março – dia do telefone
- Câmara dos Deputados – em 1876 o telefone foi inventado
- Mega Curioso – Como D. Pedro II “salvou” o telefone de Graham Bell