Dia da Cerveja na Islândia

Logos

No dia 1 de Março de 1989 a lei seca que proibia a venda de consumo de cerveja e certas bebidas é revogada na Islândia, fazendo com que esse dia se tornasse o dia nacional da cerveja. A lei durou 75, começou em 1915, quando todas as bebidas alcoólicas foram proibidas. A lei acontece mais ou menos na mesma época em que os Estados Unidos aprovam a lei seca, isso porque os jovens com a alta pressão do mercado de trabalho acabavam consumindo muito álcool. Com o passar dos anos, algumas concessões foram feitas, como foi o caso do vinho em 1933 devido ao mercado exterior: a Espanha aceitar os peixes importados da Islândia apenas se comprassem os seus vinhos. 

Apesar disso, a cerveja foi a última bebida a ser liberada, dado o fracasso da medida: um dos argumentos era o de que a cerveja sendo uma bebida mais fraca seria a “porta de entrada para bebidas mais fortes”, o que não fazia sentido, já que o consumo de bebidas destiladas começou a subir (já que não havia a cerveja como opção) ou fazia com que a população produzisse a própria bebida em casa (era permitido a produção de cervejas com apenas 2,2% de teor alcoólico, mas nada impedia a produção clandestina para consumo próprio com teores mais altos). Hoje a bebida é muito popular no país e a cultura de produção artesanal fez com que muitas pequenas cervejarias crescessem após a proibição.

O mês de Março

Como todo primeiro post do mês é especial Março era o primeiro mês do ano no calendário romano (janeiro e fevereiro vieram posteriormente depois da reforma do calendário) seu nome era em homenagem a Marte, o Deus da guerra e guardião da agricultura. Seu símbolo é um círculo com uma seta (o mesmo símbolo do masculino e do planeta Marte na astrologia) remetendo a um escudo e uma lança. Coincidentemente (ou não) a runa Tiwaz remetente a Tyr (deus nórdico da guerra e da justiça) também remete a uma lança.

A cerveja presente na humanidade desde os povos antigos da Suméria, a cerveja era considerada a “bebida dos bárbaros” pelos romanos, que preferiam o vinho. Passa a ser mais aceita com o tempo e sempre teve grande valor econômico na história da humanidade, sendo admirada pelos povos escandinavos e hoje em dia a bebida alcoólica mais popular no planeta. Pois então celebremos a entrada deste novo mês com um bom copo de cerveja.

Referências:

Deixe um comentário