Dia de Moshoeshoe em Lesoto

Logos

No dia 11 de Março de 1870 morre Moshoeshoe I, o primeiro rei de Lesoto, considerado pai da nação. É feriado nacional nesse dia como “dia de Moshoeshoe”. Nascido em 1776 sob o nome de Leqopo (que siginifica “desastre”), Moshoeshoe chegou a quase 100 anos, iniciando seu reinado em 1822, que durou até a sua morte.

Era filho do chefe tribal Mokhachane do pequeno clã Koema, parte do poderoso clã Bamokoteli do povo basoto. Liderou em sua juventude missões de saque e invasão a tribos rivais, em destaque contra os Ramonaheng: nessa missão recebeu seu nome de batalha: Moshoeshoe, que significa “navalha”. A vitória também le concedeu o título de “descendente do grande Kali” da mitologia do povo basoto.

O povo basoto foi massacrado pelo Império Zulu junto com outros povos em 1810, o que fez com que Moshoeshoe liderasse sua tribo até as montanhas de Thaba-Bosiu, uma fortaleza física difícil de ser atacava, onde seu povo prosperou. As tribos remanescentes foram assimiladas junto a tribo de Moshoeshoe, o tornando um grande diplomata que unificou os povos locais.

Em 1822 com um povo unificado, Moshoeshoe faz contato com as colônias holandesas da Colônia do Cabo, tendo acesso a armas e recebendo missionários. Como rei, nunca sofreu uma grande derrota militar, resistindo aos ataques dos Boeres de Orange. Moshoeshoe diplomaticamente assinou um tratado com um Reino Unido tornando o país a colônia da Coroa Britânica de Basutolândia em 1884, ainda sim o país nunca fez parte do território da África do Sul Britânica, sendo livre do Apartheid que assolou a região. Lesoto se tornou independente da Coroa Britânica em 1966, dando início a “era moderna de Lesoto” como monarquia constitucional, com o reinado de Constantine Bereng Seeiso Moshoeshoe II.

Referências:

Deixe um comentário