No dia 10 de Março de 2006 foi descoberta na cidade de Chachapoyas no Peru pelo explorador Ziemendorff uma grande catarata, chamada de Gocta: é considerada por muitos a terceira maior catarata do mundo (ainda que haja controvérsia, visto que a catarata é dividida em duas partes. com 771 metros de altura, sua porção menor tem 231 metros e a segunda queda (que se choca diretamente com a rocha) tem 540 metros de altura.
Apesar da “descoberta” internacional, os moradores já conheciam a catarata desde a década de 50, já que fazia parte do rio Chachapoyas, que tinha sua nascente próxima da catarata. Porém uma lenda afastava visitantes do local: um homem casado visitava uma sereia de cabelos loiros na catarata, recebendo dela pedras preciosas do rio como presentes. Desconfiada das pedras e das saídas do marido para a mata fechada, a esposa o segue, silenciosamente. Porém, ao flagrar os dois, ela tropeça, assustando a sereia, que leva o seu marido para os fundos da água para nunca mais ser visto. Depois disso uma grande serpente seria guardiã do local.
O município de Chachapoyas significa “guerreiros da neblina” visto a localização da Amazônia andina e os montes da região serem frequentemente cobertos por neblina. A cidade é conhecida por ser um grande sítio arqueológico do império Inca, o que atrai os exploradores e pesquisadores. Na cidade ocorreu a batalha Higos Urco 1821, onde os patriotas peruanos lutaram contra tropas reais espanholas pela independência. A vitória torna o Departamento de Amazonas do Peru independente, graças aos “guerreiros da neblina”. A bandeira leva a cor em três faixas: azul do céu, o verde com os montes da região e o vermelho pelo sangue da grande batalha pela independência.
Referências:
- Go Chile – Catarata de Gocta
- Radioagência Nacional – História Hoje: Catarata de Gocta foi descoberta há 16 anos
- Segue Viagem – Chachapoyas: a civilização que deu nome a cidade peruana
- Wikipedia – Bandera de Chachapoyas
- Wikipedia – Primera batalla de Higos Urco