Dia da Revolução Pernambucana

Logos

O dia 6 de março é feriado estadual em Pernambuco, devido a revolução que ocorreu em 1817. O território era uma capitânia de Portugal desde 1534, sendo a primeira a ser estabelecida no país, seguindo o modelo dos forais. Também foi o primeiro território que passou pelo processo de revolução, sendo o início dos eventos que desencadearam na proclamação da república em 1889.

Na ocasião, as elites e a população estavam insatisfeitas com a transferência da corte portuguesa para a capitania em 1808: algo que causou severas mudanças como aumento de impostos e desigualdade social. Antes de ser uma revolução do povo, os maiores desencadeadores foram as elites locais, visto o conflito de interesses com a corte portuguesa: foi uma revolução de caráter separatista e republicano, tanto que apesar dos avanços legislativos republicanos (como estabelecimento dos três poderes em contraponto com a monarquia) a escravidão ainda foi mantida, já que como movimento liberal visava mais beneficiar as elites do que a população local.

A capitania de Pernambuco tinha um território muito mais extenso do que é o estado de Pernambuco atualmente (no desenho, a “nuvem” a direita representa o território antes da revolução, na direita representa o estado atual). O primeiro território que foi separado durante a Confederação do Equador em 1824 era a Comarca do Rio São Francisco, território que hoje corresponde a parte dos estados de Paraíba, Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte. D. Pedro I foi quem desligou o território de Pernambuco como “punição” para evitar que as ideias separatistas viessem a região.

A bandeira do estado de Pernambuco na revolução tinha três estrelas (como no desenho) embora a atual tenha apenas uma: a mudança foi feita em 1917, pois as outras duas estrelas representavam os estados independentes de Rio Grande do Norte e Paraíba.

Referências:

Deixe um comentário