Primeira Proposta de um Horário Universal

Logos

No dia 8 de Fevereiro de 1879 o  engenheiro canadense Sandford Fleming apresenta pela primeira vez a proposta de criar um horário padrão universal em Toronto para membros do Instituto Canadense, a ideia era de a princípio era de considerar um meridiano como horário usado como padrão para ser usado no cálculo do horário local, o que influenciou futuramente na criação do Tempo Universal Coordenado (UTC). Neste esquema, o mapa terrestre foi divido em 24 meridianos, cada um correspondente a uma hora, apesar da divisão não necessariamente ser uma “linha reta”, pois também é considerado os interesses geográficos de cada nação.

O que incentivou Sandford Fleming a ter a ideia foi trabalhar no setor ferroviário, que estava em crescimento na época. Com linhas de trens que cruzavam grandes distâncias e atravessariam vários meridianos, a questão de uma medida precisa e conveniente do tempo passa a ser essencial, tanto para maior eficiência das linhas quanto para evitar acidentes causados pelo horário desatualizado das estações. O crescimento da malha ferroviária acompanhava também o crescimento de postes telegráficos, tendo como um dos maiores projetos a Canadian Pacific Railway, que atravessava todo o continente, conectando o oceano Pacífico ao oceano Atlântico. Fleming também propôs a ligação das conexões canadenses com colônias do Império Britânico (Canadá, Nova Zelândia e Austrália) através de um cabo subaquático que atravessaria o Pacífico. O projeto demorou a dar frutos, mas foi concluído em 1902.

A Conferência Internacional do Meridiano recusa em 1884 a proposta de Fleming, apesar de estar de acordo com o meridiano padrão como o Greenwich para acertar os relógios. Só em 1929 a medida de adotar 24 fuso horários (cada um correspondente a 15 graus de longitude) foi aceita pela maioria dos países.

Referências:

  • Calendarz – Sandford Fleming propõe pela primeira vez a adoção do Universal Standard Time em uma reunião do Royal Canadian Institute.
  • Toronto Public Library – Remembering Sandford Fleming and Standard Time: February 8: Snapshots in History

Deixe um comentário