Dia Mundial dos Corais da Amazônia

Logos

Dia 28 de Janeiro é celebrado o dia dos corais da Amazônia, uma extensa região descoberta em a 100 quilômetros da grande foz do rio Amazonas. A data se refere ao dia 28 de Janeiro de 2017, quando as primeiras fotos foram tiradas pelo Greenpeace, como forma de conscientizar sobre a grande biodiversidade existente na região, chamando a atenção ao lixo jogado no mar e principalmente alarmando sobre os problemas de contaminação por petróleo pelos grandes navios petroleiros e economia extrativista.

Apesar de haverem suspeitas desde 1970, pois exploradores encontraram na região peixes que só existiam em zonas de corais, a região ficou esquecida até 2010, quando uma nova expedição localizou alguns corais próximos ao rio. Novas expedições foram feitas em 2012 e 2014, revelando que a área era muito maior do que o imaginado. A exploração do Greenpeace foi feita com o seu maior navio, o Esperanza, que carregava um submarino para tirar fotos.

Sabe-se que a linha de corais se estende por cerca de mil quilômetros, da costa do Maranhão até as fronteiras marítimas com a Guiana Francesa, cobrindo uma área de assoalho marítimo com mais de 50 mil quilômetros quadrados. Muito da biodiversidade local ainda é desconhecida e novas expedições de pesquisas são necessárias para maior conhecimento do território, porém, o território marítimo do Brasil é muito pouco conhecido devido a falta de interesse do governo, ao baixo investimento e cortes bruscos em pesquisa e educação, tornando cada vez mais difícil conscientizar sobre a importância de preservar o meio ambiente, ao invés de preservar um modelo econômico lascivo.

Referências:

  • Greenpeace – Brasil celebra o dia mundial dos Corais da Amazônia
  • Rádios EBC – Dia 28 de janeiro é celebrado o Dia Mundial dos Corais da Amazônia
  • InfoEscola – Corais da Amazônia

Deixe um comentário