No dia 13 de janeiro é comemorado o dia de São Canuto (ou São Knut) originalmente Nuutinpäivä em finlandês, celebrando um “novo dia”. A data é comemorada até os dias de hoje em algumas regiões da Finlândia e Dinamarca, marcando o fim do natal e das festividades que duravam vários dias, desde o solstício de Inverno no hemisfério norte. Nuutin também significa o “fim da epifania”, marcado pelo dia 7 de janeiro (também data suposta da morte de São Canuto de Lavardo) mas o dia foi transferido para 13 de Janeiro no século XVIII.
No clima de uma sexta-feira 13, o principal ícone da festa era conhecido como Nuuttipukki, uma figura humana vestida com peles e cabeça de cabra, a roupa poderia ter couro virado do avesso ou uma jaqueta feita de palmetas de palha. Alguns tinham na mão uma vara com uma lâmina molhada na ponta para chicotear as pessoas. Nuuttipukki saía na rua assustando crianças e pedindo comida e bebida de porta em porta, era uma figura travessa que levava o pinheiro natalino das casas e devorara os enfeites. Em uma das interpretações, essa figura era associada a parentes mortos, que visitavam as famílias disfarçado para participar das celebrações. Nas cerimônias de Nuutinpäivä, várias pessoas saem fantasiadas nestes trajes para manter a tradição.
Nuuttipukki é uma figura comumente associada ao natal como “o Papai Noel original”, mas ao contrário do bom velhinho, era uma figura travessa e assustadora, provavelmente as influências culturais se emaranharam durante a história, desde as raízes pagãs dinamarquesas e finlandesas até a figura de Krampus, um assistente de São Nicolau que puniria crianças más. Um provérbio da região de Noormarkku na Finlândia, dizia: “O bom Thomas trás o natal, o mau Knut o leva embora“.